(Leia em 5 min)
Se você é um verdadeiro amante de chocolate, sabe que nem todos os chocolates são criados iguais. Alguns podem ser carregados de açúcares e ingredientes artificiais, enquanto outros são feitos com ingredientes de alta qualidade e são uma verdadeira delícia. Se você está procurando um chocolate que seja bom e saudável para você, aqui estão 5 dicas que podem ajudar:
#1 - Ingredientes simples: Os melhores chocolates são aqueles com poucos ingredientes. Ao ler a lista de ingredientes, evite gorduras trans ou hidrogenadas, aditivos, estabilizantes, corantes, aromatizantes artificiais e lecitina de soja, assim como ingredientes com nomes estranhos.
#2 - Cacau de qualidade: Os melhores chocolates são feitos com cacau de qualidade. Procure por marcas que indiquem a origem do cacau (região, fazenda ou cooperativa). Se a lista de ingredientes tiver aromatizantes, provavelmente o cacau usado é de baixa qualidade.
#3 - Menos açúcar: Mais cacau, menos açúcar. O açúcar pode estar presente, mas não deve ser o ingrediente principal. Seja no chocolate ao leite ou no amargo, o açúcar não deve ser o primeiro ingrediente na lista.
#4 - Preço: Chocolate barato só é bom para o fabricante, não para você. O chocolate barato é sinônimo de sabor artificial e resíduos gordurosos no final. Além disso, o chocolate barato muitas vezes é produzido através da exploração de pessoas, inclusive crianças, nas fazendas de cacau. Compre com consciência.
#5 - Marcas pequenas e regionais: Compre de marcas pequenas e regionais. Estes chocolates são frequentemente mais caprichados do que as grandes marcas e chegam em melhores condições por viajarem menores distâncias. Além disso, ao comprar chocolates de marcas locais, você está ajudando a economia local.
Não é preciso desistir do seu chocolate favorito para ter uma alimentação saudável. Ao escolher um chocolate com ingredientes simples, cacau de qualidade, menos açúcar e de marcas pequenas e regionais, você pode desfrutar de um doce delicioso e saudável. Compartilhe essas dicas com amigos e familiares e ajude-os a escolher um chocolate melhor e mais consciente.